sábado, 12 de março de 2016

Dica de filme: Laranja Mecânica

Olá, psicodélicos! Sei que a dica de filme é toda sexta-feira, maaas, ontem tive uns compromissos externos e não deu tempo de postar, por isso tô upando a dica de filme hoje. 


A dica de filme de hoje é o filme "Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange) de 1971, com a direção de  Stanley Kubrick. É uma adaptação do romance homônimo de Anthony Burgess, de 1962. Emprega imagens violentas e perturbadoras que estão relacionadas com a psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens, e outros assuntos sociais, políticos e econômicos em uma Inglaterra futurista. 

Alex DeLarge (Malcolm McDowell), o protagonista, é um sociopata carismático cujos interesses incluem música clássica (principalmente Beethoven), estupro e ultraviolência. Ele lidera uma pequena gangue de arruaceiros (Pete, Georgie e Dim) a quem ele chama de drugues (da palavra russa ???? para "amigo", "camarada"). O filme narra os terríveis crimes de sua gangue, sua captura e a tentativa de reabilitação através do controverso condicionamento psicológico. Alex narra a maioria do filme em Nadsat, gírias adolescentes compostas por corruptelas de idiomas eslavos (principalmente russo), inglês e cockney.

Laranja Mecânica apresenta uma trilha sonora que inclui seleções de música em sua maioria clássica e composições com Moog feitas por Wendy Carlos (então conhecida como Walter Carlos). A arte do poster icônico de Laranja Mecânica foi criada por Philip Castle com o designer Bill Gold.


Em uma Londres futurista, Alexander DeLarge é o líder de seus "drugues", Pete, Georgie e Dim. Uma noite, depois de se intoxicar com "leite-com" (leite com drogas), eles se envolvem em uma noite de "ultra violência", inclusive espancando um sem-teto idoso e brigando com uma gangue rival liderada por Billyboy. Roubam um carro, que dirigem até o local onde o escritor F. Alexander mora e espancam-no a ponto dele quase perder a vida. Alex então estupra sua esposa enquanto canta Singin' in the Rain.

No dia seguinte, enquanto ocioso da escola, Alex é abordado por seu conselheiro pós-correcional PR Deltóide, que está ciente da violência de Alex e o adverte. Em resposta, Alex visita uma loja de discos onde ele encontra duas meninas, Sonietta e Marty. Ele as leva para casa e tem relações sexuais com ambas.

Naquela noite, seus drugues expressam descontentamento com os pequenos delitos de Alex, exigindo mais igualdade e mais roubos de alto rendimento. Alex reafirma sua liderança, atacando-os. Mais tarde, Alex invade a mansão de uma rica "Mulher-Gato", enquanto seus drugues permanecem na porta da frente. Alex acerta a mulher com uma estátua fálica. Ao ouvir as sirenes da polícia, Alex tenta fugir, mas Dim esmaga uma garrafa de leite em seu rosto, deixando-o atordoado e sangrando. Alex é capturado e espancado pela polícia. Deltóide cospe na cara de Alex depois que ele lhe informa que a mulher morreu no hospital, fazendo de Alex um assassino. Ele é condenado a 14 anos de prisão.

Após dois anos de cumprimento de sua sentença, o Ministro do Interior chega à prisão procurando objetos de teste para o tratamento Ludovico, uma terapia experimental de aversão para a reabilitação de criminosos dentro de duas semanas, Alex prontamente se candidata. O processo envolve a drogar a pessoa, prendendo-a em uma cadeira, apoiando-a com os olhos abertos, e obrigando-a a assistir a imagens de violência. Alex fica enjoado devido às drogas. Ele percebe que uma das trilhas sonoras dos filmes é de seu compositor favorito, Ludwig van Beethoven, e que o tratamento Ludovico vai deixá-lo doente quando ele ouvir a música que ele tanto ama. Alex implora aos médicos que cessem o tratamento, mas eles não escutam seus fundamentos.

Após duas semanas do tratamento Ludovico, o Ministro do Interior coloca em uma demonstração para provar que Alex está "curado". Ele mostra-se incapaz de lutar contra um ator que insulta-o e ataca-o, e torna-se violentamente doente com a visão de uma mulher de topless. Os protestos do capelão da prisão com os resultados, foram no sentido em que Alex foi privado de seu livre-arbítrio dado por Deus: ".. Ele deixa de ser um malfeitor, mas também deixa de ser uma criatura capaz de escolhas morais". O Ministro do Interior afirma que eles não estão interessados em éticas superiores, mas apenas com "o corte de crime e aliviar os congestionamentos medonhos nas nossas prisões."

Alex é liberado e descobre que seus bens foram confiscados pela polícia para ajudar a fazer a restituição de suas vítimas, e que seus pais tinham alugado o quarto dele. Como um sem-teto, Alex encontra o sem-teto idoso de antes, que o ataca com vários outros amigos. Alex é salvo por dois policiais que acabam por ser Dim e Georgie. Eles arrastam Alex para o campo, onde o espancam e quase o afogam. O desnorteado Alex vagueia pelo campo antes de vir para a casa do escritor Sr. Alexander, que agora está paralisado, e entra em colapso. Alex acorda e encontra-se sob os cuidados de Alexander e seu criado, Julian. O Sr. Alexander, que não reconhece Alex como seu atacante, já leu sobre o seu tratamento nos jornais. Vendo Alex como arma política para atacar o governo, o Sr. Alexander prepara-se para apresentar Alex aos seus colegas, mas, em seguida, ele ouve Alex cantando Singin' in the Rain no banho, e as memórias do ataque retornam como antes. Com a ajuda de seus colegas, Alexander droga Alex e coloca-o em um quarto no segundo andar que está bloqueado. Alex acorda ao ouvir a Nona Sinfonia de Beethoven tocando alto através do andar de baixo. Experimentando uma dor insuportável, ele se joga da janela e é nocauteado pela queda.

Alex acorda em um hospital. Ao ser dado uma série de testes psicológicos, Alex descobre que ele já não tem uma aversão à violência. O Ministro do Interior chega e pede desculpas a Alex. Ele se oferece para cuidar de Alex e obter-lhe um emprego em troca de cooperação com o governo. Como um sinal de boa vontade, o ministro traz um sistema de som tocando a Nona Sinfonia de Beethoven. Alex então contempla uma fantasia de si mesmo fazendo sexo com uma mulher na neve em frente de uma multidão que o aplaude enquanto pensa: "Eu estava curado mesmo!"


No elenco temos:
Malcolm McDowell 
Patrick Magee 
Michael Bates 
Warren Clarke
John Clive 
Adrienne Corri 
Carl Duering 
Paul Farrell 
Clive Francis 
Michael Gover 
Miriam Karlin 
James Marcus 
Aubrey Morris 
Godfrey Quigley 
Sheila Raynor 
Madge Ryan 
John Savident 
Anthony Sharp 
Philip Stone 
Pauline Taylor 
Margaret Tyzack 
Steven Berkoff 
Lindsay Campbell 
Michael Tarn 
David Prowse 
Peter Burton
John J. Carney 
Richard Connaught 
Carol Drinkwater 
Cheryl Grunwald 
Barbara Scott 
Gillian Hills 
Craig Hunter 
Shirley Jaffe 
Virginia Wetherell 
Katya Wyeth 

O filme aborda temas como "moralidade" e "psicologia". Pela moralidade temos que a questão moral central do filme (como em muitos dos livros de Burgess), é a definição de "bondade" e se faz sentido usar terapia de aversão para cessar o comportamento imoral.Apesar da natureza controversa do filme, Laranja Mecânica foi um sucesso com o público, arrecadando mais de 26 milhões de dólares em um orçamento conservador de US$ 2,2 milhões, e foi criticamente bem recebido e nomeado para vários prêmios.

Eu gosto muito desse filme e recomendo para quem ainda não viu ;)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não confundam liberdade de expressão com falta de educação, certo? ;)