segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Lendas do Rock: Lemmy Kilmister

Boa tarde, psicodélicos!

Fiquei alguns dias fora, estava no Rio de Janeiro. Durante minha viagem, um músico que gosto muito faleceu. A homenagem de hoje será para ele; Lemmy Kilmister.

Nascido em Burslem (reino unido) em 24 de dezembro de 1945 como Ian Fraiser Kilmister, também conhecido por Ian Fraiser Willis e Lemmy the Lurch, foi um baixista e cantor inglês, conhecido por ser o fundador da banda de rock inglesa Motörhead. Era adorado pelos seus fãs por sua postura roqueira, estilo de tocar e timbre de voz marcante. O apelido "Lemmy" seria pela época que Lemmy era roadie e sempre pedia £5 emprestado (em inglês: - lemmy a fiver (lend me a fiver)), embora o próprio músico tenha dito em sua autobiografia que já era chamado assim desde os 10 anos de idade.

Antes de ser músico, foi roadie do cantor e guitarrista Jimi Hendrix, tocou nas bandas Rockin' Vickers e Sam Gopal, sendo roadie da banda Hawkwind, onde ocupou o lugar do baixista que havia faltado no show - e deixado o instrumento na van da banda. Expulso da Hawkwind por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, montou sua banda, originalmente chamada de Bastards, mais tarde renomada como Motörhead; o nome vem da última música de Lemmy escrita para o Hawkwind. Sua autobiografia, White Line Fever, narra sua carreira e os principais altos e baixos enfrentados pela banda.

No dia 28 de dezembro de 2015, foi anunciado na página oficial do facebook da banda que Lemmy havia falecido devido a problemas de saúde. Ele tinha completado 70 anos quatro dias antes.





INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

emmy nasceu na véspera de natal em 1945 em Burslem, Stoke on Trent, Inglaterra. Quando tinha três meses, seu pai, um ex-capelão da força aérea real, se separou de sua mãe. Sua mãe e sua avó moravam em Newcastle e se mudaram para Madeley, Staffordshire. Quando completou dez anos, sua mãe se casou com George Willis, que já tinha dois filhos de outro casamento, Patricia e Tony, com os quais não se relacionava. A família se mudou para uma fazenda em Benllech no País de Gales, foi nessa época que Lemmy começou a mostrar interesse em rock and roll, música, garotas e cavalos. Frequentava a escola Ysgol Syr Thomas Jones em Amlwch, onde foi apelidado "Lemmy", que apesar dos boatos sobre a origem do apelido, o próprio diz desconhecer o porquê.

Ele viu os Beatles tocarem no Cavern Club quando tinha 16 anos, depois aprendeu a tocar guitarra escutando o primeiro disco deles. Ele também admirava a atitude sarcástica da banda, particularmente de John Lennon. Ao sair da escola e com a mudança de sua família para Conwy, Lemmy teve alguns empregos temporários, um deles na fábrica Hotpoint da cidade, ao mesmo tempo tocava guitarra em bandas locais como a The Sundowners e ainda passava algum tempo em uma escola de montaria. Aos 17 anos, ele conheceu uma garota chamada Cathy, e seguiu ela até Stockport onde ela teve seu filho, Sean. Sean foi deixado para adoção.


Lemmy foi um grande artista,sua morte com certeza abalou muitos fãs. Ele deixou seu legado e sempre será lembrado. A discografia dele é extensa, não apenas com o Motorhead mas, com suas bandas anteriores além dos trabalhos com participações em trilhas sonoras de filmes, tributos, wrestling, álbuns de artistas variados, entre outros. Vale a pena conferir!

 Descance em paz Lemmy, obrigada por ter sido esse grande artista, continue sendo foda daí de cima!


Fonte: Wikipedia

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Lendas do Rock: David Bowie

Boa tarde, psicodélicos! Estou de volta, minhas férias acabaram e estou retornando ao blog...Se bem que a matéria de hoje não foi planejada e até triste de faze-la, por assim dizer...

A semana começou sem cor. Perdemos um dos maiores ícones da música, aquele que veio pra realmente causar uma revolução. O camaleão David Bowie. Bowie lutava há 18 meses contra um câncer e faleceu ontem, dia 10 de Dezembro. Notícia que deixou milhares de fãs, como eu, com o coração arrebentado. Por isso, minha homenagem de hoje será para ele.  David Robert Jones,  nasceu em Brixton, Londres,  em 8 de janeiro de 1947. 




A influência de David Bowie é única, musical e socialmente. Como escreveu o biógrafo David Buckley, "ele penetrou e modificou mais vidas do que qualquer outra figura comparável. De fato, grande é sua influência no mundo da música entre artistas e bandas mais antigas e a nova geração, e, além de ter auxiliado movimentos como a libertação gay e a recriação de uma nova juventude independente, introduziu novos modos de se vestir na cena musical e tem uma carreira prestigiada no cinema. Em 2002, ficou em 29º lugar na lista popular 100 Greatest Britons e já vendeu mais de 136 milhões de álbuns ao longo de sua carreira. Foi premiado no Reino Unido com 9 certificações de álbum de platina, 11 de ouro e 8 de prata, e, nos Estados Unidos, 5 de platina e 7 de ouro. Em 2004, a Rolling Stone colocou-o na 39ª posição em sua lista dos "100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos" e em 23º lugar na lista dos "Melhores Cantores de Todos os Tempos".



Em sua excelente discografia temos:
1967: David Bowie
1969: Space Oddity
1970: The Man Who Sold the World
1971: Hunky Dory
1972: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
1973: Aladdin Sane
1973: Pin Ups
1974: Diamond Dogs
1975: Young Americans
1976: Station to Station
1977: Low
1978: "Heroes"
1979: Lodger
1980: Scary Monsters (and Super Creeps)
1983: Let's Dance
1984: Tonight
1987: Never Let Me Down
1993: Black Tie White Noise
1993: The Buddha of Suburbia
1995: Outside
1997: Earthling
1999: 'Hours...'
2002: Heathen
2003: Reality
2013: The Next Day
2016: Blackstar

Além de músico, Bowie também foi ator e produtor musical. Quem não se lembra do clássico "Labirinto - A mágia do tempo" (Labyrinth) de 1986 (direção de Jim Henson)? Nesse filme Bowie interpretou Jareth, o Rei dos Duendes. Ele compos algumas músicas para o filme, sendo elas:
Underground
Magic Dance
Chilly Down
As The World Falls Down ( EU SOU DOIDA POR ESSA)
Within You




Enfim, a vida de Bowie é recheada de acontecimentos, eu poderia ficar horas aqui falando só dele e mesmo assim não seria o suficiente. Não achei que fossemos perder esse grande artista tão cedo. Com certeza ele foi uma verdadeira estrela aqui na Terra, com todo o seu brilho e talento e deixou seu legado. Bowie marcou muitas gerações e tenho certeza que mesmo após sua morte, continuará marcando.

Finalizo com um trecho de uma dás músicas mais maravilhosas dele:

"We can be heroes, just for one day"