Ninfomaníaca e a polêmica desnecessária
Confesso que demorei muito pra assistir Ninfomaníaca (direção e roteiro de Lars von Trier). Não houve um motivo especial para isso, é que acabo enrolando, totalmente culpa minha mesmo.Escolhi esse título porque, devido aos diversos comentários (na minha opinião exagerados) sobre Ninfomaníaca, resolvi me manifestar de alguma forma (nada melhor do que escrevendo).Eu não entendi o motivo de algumas pessoas terem ficado chocadas com o filme, com argumentos do tipo "muita putaria".
Primeiramente, não tem "muita putaria". Há de se esperar que um filme cujo título é "Ninfomaníaca", contenha cenas de sexo.Mas está longe, MUITO longe, de ser um filme pornô.
Essas mesmas pessoas esqueceram que, por trás das cenas de sexo, há também todo um roteiro forte e que nos faz pensar. Joe não é apenas uma mulher viciada em sexo e sem sentimentos. Ela também tem diversos momentos de crise e reflexão.
Achei genial as metaforas criadas por Joe e Seligman durante todo o filme, principalmente as da pescaria. Um filme que também nos faz adquirir conhecimento sobre diversos assuntos.
Se o problema for a depilação mais natural de Joe ou os diversos pênis que são mostrados nos filmes, creio que somos mais tabus do que pensava.
Afinal, o que a imagem de alguns pênis ou uma vagina menos depilada tem demais?
Para mim, nada demais.
Cada pessoa busca o prazer da sua maneira.
Definitivamente, Ninfomaníaca não é um filme para qualquer um compreender.
É muito mais do que "um filme que só fala de sexo e só tem cenas de putaria".
Finalizo com umas das músicas que faz parte da trilha sonora!